Não basta estar com tudo em cima e escolher o melhor decote, é preciso também ter muita perícia na hora de escolher o
melhor sutiã para cada tipo de corpo.
Basta ir a uma loja do gênero para encontrar uma infinidade de peças do tipo. De todos os tipos e com vários objetivos, os sutiãs já deixaram de ser meras ferramentas para
levantar ou dar apenas sustentação aos seios.
Se cada corpo é de um jeito, é claro que precisamos ter também escolhas especiais para nossos sutiãs. Para ajudar a escolher o melhor tipo para você, abaixo algumas dicas indicadas para cada formato de seio.
- Seios grandes: a mulher que possui seios fartos e por acaso não goste deste volume, deve optar pelo uso de sutiãs com aro, sem bojo e preferencialmente de copa inteira, pois esse modelo irá ajudar no “disfarce” do volume. Se a situação é a vontade de destacar o volume dos seios, é recomendável o uso de sutiãs com aro, bojo e que tenha um decote pronunciado, assim a forma do seio ficara “certinha” e colaborara para um belo colo.
- Seios pequenos: a melhor opção para mulheres com seios menores é o sutiã push-up que levanta e junta os seios.
- Seios medianos: para mulheres que têm os seios nem muito grandes nem muito pequenos é melhor optar por um modelo que garanta conforto e segurança. O modelo pode ser com push-up, se desejar aumentá-lo, ou pode escolher entre bojo, aro e o formato do decote.
- Seios de lactantes: mulheres que estão amamentando precisam manter os seios no lugar com sutiãs que sejam de sustentação. Modelos com aro e alça mais larga para suportar o peso da mama e o distribuir regularmente nos ombros diminuem o impacto deste peso na coluna. No intuito de facilitar a amamentação, as peças com abertura no bojo são uma ótima opção. Procure escolher modelos em tecidos de fibras naturais ou de microfibras que possuem tratamento hidrófilo para evitar a retenção da transpiração para proporcionar melhor conforto e higiene.
Outra questão importante para se ter o sutiã certo é conferir o
tamanho dele. Para se ter certeza de que está escolhendo o certinho mesmo, confira se a lista abaixo confere com o produto que você vai comprar.
- O sutiã deve ter um leve
espaço de sobra. Deve ser capaz de passar os dedos por dentro do soutien, mas não muito mais do que isto;
- O sutiã deve ficar justo no ajuste maior, mas ficar um pouco apertado se colocar no tamanho menor. Os soutiens são projetados desta forma, porque depois de serem usados algumas vezes, os
elásticos tendem a ficar “frouxos”;
- Se o soutien estiver muito
apertado nas costas, mesmo no ajuste maior, aumente um número (e reduza uma copa para compensar). Por exemplo, se um 32D estiver muito apertado, tente um 34C.
- Se as alças suficientemente frouxas para se sentir confortável apenas se estas estiverem o mais apertado possível,
reduza um número (ex: 32D -> 30DD).