quarta-feira, 26 de maio de 2010

Como usar estampas

home » dicas de moda: dicas para o dia-a-dia » dica
dicas para o dia-a-dia
Como usar estampas
Gustavo Sarti


As estampas podem fazer muita diferença na sua produção de moda. Descubra como usá-las a favor do seu corpo!
Mais importante do que saber qual estampa está na moda é conhecer os principais efeitos que causam nas roupas para descobrir a melhor padronagem e, principalmente, onde a estampa fica bem em você.
Tecidos estampados sempre chamam mais atenção e, por conseqüência, atraem o olhar para a região do corpo onde são usados. Na parte superior, valorizam os ombros e destacam o volume dos seios e, na parte de baixo, chamam a atenção para os quadris e bumbum.
Se você quer esconder alguma parte do seu corpo, uma estratégia bacana é usar a estampa na região oposta. Ao atrair o olhar para ela você estará desviando a atenção de onde quer passar despercebida! Por exemplo, as mulheres que têm quadris largos podem usar a estampa na parte superior do corpo e optar por uma calça lisa em tom mais escuro. Neste caso, a estampa vai valorizar o tórax e esconder o volume dos quadris.
Há duas variáveis que determinam se uma estampa aumenta ou não o volume do corpo: o tamanho do desenho e a cor predominante do fundo. As estampas menores de fundo escuro, com temas de flores pequenos ou pois, são as melhores para gordinhas. Estampas de fundo claro, com grandes florais e geométricas, devem ser evitadas. E não estamos falando de moda, mas de física ótica! O contorno das formas torna-se mais visível pelo reflexo da cor mais clara e pela sombra de suas curvas projetadas no próprio pano, parecendo maiores. Numa grande estampa floral ou de bolas, a tendência do cérebro é ver as imagens ao redor - no caso, o perfil corporal - no mesmo formato. Assim, toda a silhueta fica redonda.
A combinação de duas estampas requer bom senso e é um passo para o excesso. Para que a mistura resulte elegante, deve haver harmonia nos desenhos e unidade de tons. Quanto menor o contraste melhor o resultado! Outra dica é escolher uma das estampas para ser a principal e usar a outra como complemento, bem mais discreta. Essa combinação é muito elegante, por exemplo, numa risca de giz discreta com outra listra ou estampa maior em destaque.

Para atualizar qualquer visual básico uma estampa da estação nos acessórios cai muito bem. Para aumentar a versatilidade escolha aquelas cujos tons combinam com a maioria de suas roupas, geralmente os tons terrosos, preto e branco ou os tons quentes típicos do verão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios